quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Uma Noite em Paris, Londres e Milão por Giovanna Yun Jin Kim 

 
Em Julho deste ano, tive a oportunidade de estudar e viajar pela Europa através do Instituto Marangoni, uma faculdade especializada em moda com sedes em Milão, Paris e Londres, sendo Milão a sua sede principal.
O curso que se chamava Fashion & the Cities, em tradução brusca: Moda e as Cidades, possuia a duração de três semanas e abrangia as três principais áreas que se pode atuar no mercado da moda: Design, Styling e Gestão, cada uma ocorrendo em uma de suas sedes.
Camdem Town - Londres, Reino Unido
A primeira parte do curso foi a do Design que acorreu em Londres. Londres para quem não conhece é uma cidade na Inglaterra, Reino Unido, onde se encontram coisas para se fazer dos mais variados tipos. Eu, particularmente gostei muito de Camdem Town, um bairro com uma pegada punk com feirinhas e lojas com preços super acessíveis; de visitar o River Thames que no dia fazia sol - Londres é uma cidade que chove na maior parte do ano - onde várias atividades ocorriam nas margens do rio e no final deste mesmo rio possui também o museu Tate, super legal também. Portobello Market, com feirinhas semelhantes as de Camdem Town só que em um bairro mais boêmio; Oxford Street e a Topshop gigante de três andares onde se pode fazer até mesmo a sombrancelha - para quem gosta de compras também vale a pena conhecer o shopping Westfield Mall. Picadilly Circus, a Broadway de Londres, também imperdível, lá perto a noite tem um pub ótimo que se chama On’neils que toca desde música indie com uma banda ao vivo no segundo andar à Black Eyed Peas e Jack Johnson - para os que se interessam pela vida noturna é necessário que se conheça também a Ministry of Sound, um pouco longe da cidade mas simplesmente a melhor balada eletrônica que eu já fui em toda a minha vida. Sem contar também os castelos e as várias outras atividades que se pode fazer por lá.
Arredores de Corso Como - Milão, Itália
A segunda parte da viagem foi aprender como fazer Styling em Milão. Milão é uma cidade um pouco mais monótona se comparada as outras duas mas também super interessante. A sede da escola nessa cidade encontrava-se bem no meio do quadrilátero da moda, onde as maiores lojas possuem filiais por lá. Em Milão basicamente o que eu mais fiz foi comer. É incrível como na Itália realmente as refeições são fartas. Não tinha como sair de qualquer bar ou restaurante se não fosse pelo menos “empanturrado de comida”. Seja no bairro Brera, naquelas ruelas lindas muito parecida com os filmes de romance, no Navigli um bairro perto de um rio onde nas margens encontram-se bares e restaurantes um pouco mais badalados, ou até mesmo nos arredores de Corso Como, o shopping mais antigo do mundo, onde ficava o nosso dormitório e uma das melhores baladas de lá, a Holywood. A Old Fashion e a Just Cavalli também são baladas ótimas mas que pelo que eu entendi funcionam apenas no verão devido ao fato delas serem a céu aberto. E é claro, não se pode esquecer de citar o Duomo com a sua maravilhosa igreja com referências góticas, simplesmente linda localizada perto da parte mais comercial de Milão. Para os que forem para lá e não quiserem gastar muito dinheiro com comida por motivos óbvios, fazer compras, eu indico comer no Panzerotti do Luini e de sobremesa passar na sorveteria Grom, as duas localizados perto da Igreja que fica ao lado do la Renassaince, uma loja de departamento super aconchegante, vale a pena conhecer.  
Torre Eiffel - Paris, França
A terceira e última semana mas não menos importante foi aprender Gestão de Moda em Paris, uma cidade praticamente indescritível. Seja na Torre Eiffel pra comer uma baguete ou  na ponte localizada perto do Louvre cheia de cadeados de casais que já passaram por lá onde muitos faziam piquenique no fim da tarde; no próprio Louvre ou em outros museus como o D’orsay e Pompidour, a cidade simplesmente faz jus à fama que tem. Com lojas de departamentos ou conceituais como a Laffayate e a Nicoleti respectivamente, Paris é pura moda, romance e arte. Para os que forem e tiverem vontade de realmente conhecer a cidade eu indico que fiquem no bairro de Saint German, onde o nosso dormitório ficava e praticamente onde tudo de mais interessante acontecia. A livraria Shakeaspeare and Co., totalmente imperdível, não tem como não se maravilhar no meio de tantos livros, é com certeza um lugar que tem de se visitar.
As três cidades mesmo que localizadas no mesmo continente e consideradas historicamente como as três principais capitais da moda (hoje em dia é necessário considerar também Nova York, São Paulo, entre outras) possuem características únicas e diferentes umas das outras. Enquanto Londres pode ser considerada uma grande metrópole com os mais variados tipos de estéticas possíveis que vão desde a arquitetura moderna até as mais clássicas, pessoas de todos os tipos de etnias e nenhuma cultura própria em específico, Milão já é uma cidade mais tradicional com costumes mais enraizados onde é possível enxergar nas pessoas de lá uma proteção quase que maternal em relação a sua lingua e à sua cultura, isso se reflete bastante também na arquitetura que possuem formas muito mais clássicas. Enquanto Paris, mesmo com uma estética mais semelhante à de Milão em relação a arquitetura, formas, etc. consegue ser mais flexivel em relação à mesma quanto a sua “maternalidade cultural”, podendo nesse sentido se equiparar à Londres, uma cidade mais aberta culturalmente. Enfim, essa foi basicamente a experiência estética que eu tive. Espero que tenham gostado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário